(71) 99941-7666

 meuape@4ponto2.com.br

 (71) 99941-7666

 meuape@4ponto2.com.br

Notícias

Saiba o que é um cartório de registro de imóveis

22/07/2022 - cartório de registro de imóveis

noticias

 

Você que está interessado em adquirir um imóvel, mas nunca comprou um, sabe o que é um cartório de registro de imóveis e por que ele é fundamental nessa transação?

Provavelmente, não. Na verdade, apenas aqueles que são proprietários de imóveis sabem o que, de fato, é este órgão. Afinal, não é muito comum que as pessoas que não estejam vendendo ou comprando propriedades o frequentem.

Para sanar suas dúvidas, neste artigo, você irá descobrir o que é um cartório de registro de imóveis, sua função, sua importância e as atividades que ele realiza.

Aproveite e continue a leitura!

O que é um cartório de registro de imóveis?

O cartório de registro de imóveis é o local onde as pessoas realizam o registro de suas propriedades, que podem ser terrenos, casas, apartamentos, lojas ou qualquer outro tipo de imóvel.

O registro de imóvel (ou simplesmente registro) é o ato de afirmar quem é o proprietário legal do bem. É através do registro que a propriedade é passada de um dono para outro.

Quando você leva uma escritura de compra e venda ao cartório de registro de imóveis, são feitas a matrícula e a assinatura. Ou seja, os dados da compra e venda são registrados na matrícula referente à propriedade.

Este cartório não faz parte do Judiciário. A pessoa que trabalha no órgão presta serviço público, possuindo uma delegação do estado. O Poder Judiciário é encarregado apenas de fiscalizar as atividades do cartório.

Qual a função do cartório de registro de imóveis?

A principal função do cartório de registro de imóveis é garantir que uma pessoa seja legalmente e realmente proprietária deste bem.

Nele é guardado o histórico completo de cada propriedade de sua região de abrangência. Por isso, o órgão tem condições de informar, através das certidões, quais foram os donos de determinada propriedade, quem são os atuais proprietários, se o bem possui ou não restrições e se algo impossibilita a compra.

Lembrando que cada cartório atua em uma região diferente. Ou seja, dentro de uma cidade, é possível a existência de uma ou mais instituições deste tipo.

Qual sua importância?

O cartório de registro de imóveis é o único órgão existente capaz de indicar e reconhecer, perante a lei, quem é o verdadeiro dono de uma propriedade.

Portanto, mesmo que uma pessoa tenha um comprovante de compra e venda referente a um bem imóvel, ela só passa a ser reconhecida como dona a partir do momento que registra o seu nome no livro do cartório, na matrícula específica do imóvel.

Além disso, o cartório é responsável por arquivar toda e qualquer informação referente à propriedade. Através destes dados, por exemplo, é calculado o valor do IPTU de um imóvel. Assim, não existe a necessidade de um fiscal ir até uma propriedade avaliá-la para fazer a emissão do imposto.

Caso algum detalhe não esteja registrado no cartório, o bem imóvel estará em situação irregular, o que pode gerar multas e outros transtornos para o dono. 

O que é feito em um cartório de registro de imóveis?

No cartório, além do registro de bens, que é realizado no caso da compra e venda, também ficam arquivados os dados do histórico da propriedade e sua matrícula.

O registro é uma etapa crucial da negociação, visto que, só após a sua realização, a pessoa realmente passa a ser a dona de um determinado bem imóvel.

A matrícula nada mais é que o número dado à propriedade nos livros do cartório. Ela é seguida, geralmente, por anotações que são como um retrato escrito do imóvel.

Lá ainda se diz, exatamente, como é a propriedade. Também é anotado o que acontece ao bem caso este seja registrado ou averbado.

Vale ressaltar que, na matrícula, também são inseridas informações sobre reformas e obras que ocorreram ou que irão acontecer no bem. Caso estes dados não estejam presentes, o imóvel passa a ser irregular.

Agora, você já sabe o que é e o que faz um cartório de registro de imóveis!

Após ler o artigo, ficou claro o que é um cartório de registro de imóveis e suas atribuições.

Se você estiver pretendendo comprar uma casa ou um apartamento, saiba que terá de visitar um cartório em algum momento do processo de negociação. Esteja ciente, pois esta é uma etapa crucial para alegar a sua legitimidade como o novo proprietário do bem.

Quer alugar ou comprar imóveis na Bahia? Então, a Imobiliária 4.2 está pronta para ajudar! Entre em contato conosco agora mesmo e veja o que podemos fazer por você!

Outras Notícias

Conheça as melhores cidades para morar na Bahia

Quer morar na Bahia, mas não sabe para qual cidade se mudar? Então, pode ficar tranquilo, pois você vai descobrir quais os melhore...

Corretor de imóveis: conheça a importância deste profissional

Um corretor de imóveis se faz necessário em praticamente todas as transações imobiliárias. Mas qual sua import...

Por que Salvador é uma das melhores opções para se morar

Morar em Salvador é algo único. A cidade é capaz de oferecer várias oportunidades para as mais diversas áreas....

Visita virtual de imóveis: conheça essa tecnologia

A internet tem modificado e facilitado o dia a dia dos consumidores, fazendo com que a tecnologia esteja presente em praticamente tudo. No setor ...

Consórcio ou financiamento? Saiba qual o melhor na hora de comprar um imóvel

A hora de comprar um imóvel é decisiva e demanda muito planejamento. Porém, a dúvida sobre como realizar o pagamento faz p...

Por que morar em Salvador? Confira 5 principais razões

Atualmente, Salvador é a cidade mais populosa do Nordeste brasileiro. Rodeada por praias, belezas naturais, desenvolvimento econômico, cu...

7 benefícios de comprar um imóvel na planta

Ao decidir investir, é fundamental definir se o melhor é um imóvel pronto ou na planta, afinal, cada um tem as suas particul...

O que é usucapião e como funciona

Apesar de muito útil, poucos são aqueles que realmente sabem o que é usucapião e como ela funciona. Esse direito, ...

Financiamento de imóvel vale mesmo a pena?

Apesar do financiamento ser, de fato, uma alternativa que muitos utilizam para conseguir conquistar suas primeiras casas, será que vale me...

Por que é importante alugar ou comprar imóvel com imobiliária

Seja para comprar ou alugar, é de extrema importância que você faça qualquer transação que envolva um im&...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.pngredesp_youtube.pngredesp_instagram.png

SOBRE NÓS

Imobiliária 4.2
Avenida Luiz Tarquínio Pontes, 2580 
Cond. Villas Master Empresarial, sala 702
Vilas do Atlântico - Lauro de Freitas / BA
Creci: Pj 2174


Mapa de Localização

www.4ponto2.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias