(71) 99941-7666

 meuape@4ponto2.com.br

 (71) 99941-7666

 meuape@4ponto2.com.br

Notícias

Financiamento de imóvel vale mesmo a pena?

23/05/2022 - financiamento

noticias

 

Apesar do financiamento ser, de fato, uma alternativa que muitos utilizam para conseguir conquistar suas primeiras casas, será que vale mesmo a pena?

Quer dizer, é claro que o sonho de comprar a casa própria é algo precioso para muitos, porém, o quanto vale investir anos pagando o financiamento da residência?

Quer descobrir se o financiamento de imóvel vale a pena ou se pode ser um mau negócio para você? Então, continue acompanhando o artigo e boa leitura!

Financiamento vale a pena?

Financiamento é uma solução que o mercado encontrou para facilitar o sonho de muitas pessoas: adquirir um bem de alto valor.

Ele não se limita apenas a imóveis. É possível pedir esse tipo de crédito para atender a diversos objetivos. Não é incomum que pessoas comprem carros e motos por intermédio de um financiamento, por exemplo.

Mas, será que vale mesmo a pena?

Afinal, apesar de facilitar a aquisição de um bem de alto valor, ele possui sérias desvantagens para quem contrata o crédito.

Por isso, para entender se ele será ou não positivo para o seu caso, é preciso entender suas vantagens e desvantagens.

Vantagens do financiamento

Vantagem n° 1 – Simplicidade

Conseguir um financiamento é bem simples. Basta reunir toda a papelada que o banco ou a credora solicita, fazer o pedido e aguardar a aprovação para pegar as chaves de sua nova casa.

Entretanto, é importante ressaltar que você deve pesquisar muito antes de realizar o financiamento a fim de identificar quais benefícios cada credor pode oferecer.

Vantagem n°2 – Rápida aprovação

O financiamento tem alta taxa de aprovação, o que possibilita que você adquira aquele imóvel que tanto deseja e que não pode esperar por processos mais lentos ou por anos até que junte todo o valor necessário.

É claro que, quanto mais rápido você juntar a papelada necessária, mais ágil será a aprovação do financiamento.

Vantagem n°3 – Pagamento em longo prazo

O financiamento vai lhe permitir fazer parcelamentos que caiba em seu bolso, visto que o pagamento em longo prazo é a principal forma de pagamento desta modalidade.

Porém, esse ponto pode ser considerado também um fator negativo. Afinal, enquanto que o parcelamento permite valores mais acessíveis, ele também acaba  prendendo você em uma dívida muito longa.

Desvantagens do financiamento

Na desvantagem, apenas uma vale destacar tanto quanto o pagamento em longo prazo: os juros.

A taxação acaba tornando, muitas vezes, o financiamento em algo muito mais prejudicial do que benéfico.

Afinal, pelo menos 2 anos de pagamento do crédito serão dedicados a apenas quitar juros, dependendo do preço do imóvel que você financiou.

Por isso, é extremamente importante pesquisar os preços e juros das credoras antes de fechar contrato. Assim, você garante o pagamento de um valor que acha mais justo.

O que os especialistas dizem

O coordenador do curso de negócios imobiliários da FGV, Alberto Ajzental, afirma que o cenário para financiamento imobiliário não está tão favorável quanto em 2020 e 2021.

Isso porque, ele ressalta que o preço dos imóveis também deve ser mais caro devido ao maior custo das incorporadoras para a construção tanto pela maior taxa de juros de empréstimos quanto pela inflação de diversas matérias-primas cotadas em dólar.

 “Desde que a inflação e a Selic começaram a subir, vai ter um custo de construção mais alto por conta de financiamento do custo das commodities. O bem vai ficar mais caro para comprar e o financiamento vai ficar mais caro. 2022 e 2023 não vão ser o mesmo ambiente do que foi nos últimos anos, que teve um fator comportamental e juros nunca antes vistos”, afirma Alberto.

E mesmo que a inflação possa cair nos próximos meses, o efeito sobre a Selic é mais lento. Ajzental projeta que deve demorar pelo menos 6 meses para que a taxa básica dos juros possa chegar ao patamar de 1 dígito.

O economista da DATAZAP, Pedro Tenório, destaca que o cenário atual traz perspectivas menos favoráveis ao financiamento imobiliário.

“Do lado das ponderações e dos riscos, tem uma maior popularização política que não tem tanta certeza. O Banco Central americano está indicando que vai iniciar um ciclo de alta de juros mais forte e mais rápido que o esperado. Quando isso acontece, os bancos centrais tendem a acompanhar para manter equilibrado”, diz Pedro.

Ambas afirmações podem ser conferidas em um artigo publicado pelo Diário do Nordeste.

 

Financiamento deve compor uma de suas opções

Com tudo que viu no artigo, agora ficou claro o quão bom – e ruim – um financiamento de imóvel pode ser. É preciso pensar muito bem antes de solicitar esse crédito, pois a falta de planejamento pode colocar você em situações muito difíceis.

Porém, não vale a pena removê-lo das suas opções para conseguir comprar um imóvel. Com a estratégia certa, é possível financiar e conseguir quitar sua propriedade sem muitos problemas.

E se está procurando um imóvel para financiar ou adquirir de outra maneira, a 4ponto2 tem diversas oportunidades. Contate-nos hoje mesmo e veja como podemos ajudá-lo!

 

Outras Notícias

Conheça as melhores cidades para morar na Bahia

Quer morar na Bahia, mas não sabe para qual cidade se mudar? Então, pode ficar tranquilo, pois você vai descobrir quais os melhore...

Saiba o que é um cartório de registro de imóveis

Você que está interessado em adquirir um imóvel, mas nunca comprou um, sabe o que é um cartório de registro de ...

Corretor de imóveis: conheça a importância deste profissional

Um corretor de imóveis se faz necessário em praticamente todas as transações imobiliárias. Mas qual sua import...

Por que Salvador é uma das melhores opções para se morar

Morar em Salvador é algo único. A cidade é capaz de oferecer várias oportunidades para as mais diversas áreas....

Visita virtual de imóveis: conheça essa tecnologia

A internet tem modificado e facilitado o dia a dia dos consumidores, fazendo com que a tecnologia esteja presente em praticamente tudo. No setor ...

Consórcio ou financiamento? Saiba qual o melhor na hora de comprar um imóvel

A hora de comprar um imóvel é decisiva e demanda muito planejamento. Porém, a dúvida sobre como realizar o pagamento faz p...

Por que morar em Salvador? Confira 5 principais razões

Atualmente, Salvador é a cidade mais populosa do Nordeste brasileiro. Rodeada por praias, belezas naturais, desenvolvimento econômico, cu...

7 benefícios de comprar um imóvel na planta

Ao decidir investir, é fundamental definir se o melhor é um imóvel pronto ou na planta, afinal, cada um tem as suas particul...

O que é usucapião e como funciona

Apesar de muito útil, poucos são aqueles que realmente sabem o que é usucapião e como ela funciona. Esse direito, ...

Por que é importante alugar ou comprar imóvel com imobiliária

Seja para comprar ou alugar, é de extrema importância que você faça qualquer transação que envolva um im&...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.pngredesp_youtube.pngredesp_instagram.png

SOBRE NÓS

Imobiliária 4.2
Avenida Luiz Tarquínio Pontes, 2580 
Cond. Villas Master Empresarial, sala 702
Vilas do Atlântico - Lauro de Freitas / BA
Creci: Pj 2174


Mapa de Localização

www.4ponto2.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias