(71) 99941-7666

 meuape@4ponto2.com.br

 (71) 99941-7666

 meuape@4ponto2.com.br

Notícias

Prédio sustentável: entenda a importância

04/05/2022 - Prédio sustentável

noticias

Prédio sustentável tem sido um assunto muito recorrente no mercado. Porém, qual a importância desse conceito?

A sustentabilidade já se provou mais do que necessária, e precisa ser aplicada em todas as áreas de estudo e produção da humanidade.

Por isso, neste artigo, iremos falar mais sobre prédio sustentável, o próprio conceito de sustentabilidade e por que ele é importantíssimo na sociedade atual.

Aproveite e boa leitura!

O que é um prédio sustentável?

Um prédio sustentável é aquele que aplica as “práticas verdes”, desde sua construção até a maneira que o ambiente é construído.

Geralmente, esse tipo de edifício é composto por condomínios. É normal que projetos que tenham a sustentabilidade como parte integrada do planejamento sejam de larga escala.

Essas práticas sustentáveis permitem uma maior economia de energia, descontos em IPTU, maior qualidade de vida para os moradores e a valorização do imóvel, promovendo maior lucro para o dono.

Tudo é planejado para harmonizar o aspecto urbano com a natureza, melhorando a harmonia e a convivência entre o ser humano e o próprio planeta.

Por que esse tipo de edifício é importante?

Esse é um ponto de extrema importância.

Acontece que, com todas as práticas que o ser humano instaura como “avanço” ao longo de nossa história, nós consumimos muitos recursos naturais que a Terra tem a oferecer.

O problema é que tais recursos são finitos, ou seja, uma hora tudo vai acabar. E os impactos que as nossas ações geram ocasionam efeitos que podem ser irreversíveis em um futuro próximo.

Porém, é claro que esse tipo de edificação não é importante apenas pelo quesito ambiental.

Prédios sustentáveis permitem um consumo mais consciente de energia e água, reutilizando partes desses recursos a fim de economizar. Logo, financeiramente falando, é mais saudável morar em um local ambientalmente consciente, já que ele permite abaixar o valor das contas.

Além disso, a integração do humano à natureza permite uma maior qualidade de vida. Um ar mais limpo, sombra fresca e brisa agradável são benefícios característicos desses locais.

A necessidade de implementar a sustentabilidade

A sustentabilidade é um conceito discutido a um bom tempo. Ela deixou de ser uma tendência e passou a ser uma necessidade, conforme avançamos no quesito tecnológico.

Como dito anteriormente, a Terra possui uma quantidade finita de recursos. E conforme consumimos tudo sem repor nada, é natural que o planeta sofra impactos.

Além disso, por vivermos em um ambiente consumista, não só “devoramos” os materiais que o planeta oferece, como os descartamos rapidamente, mesmo que não haja necessidade.

Isso não apenas causa impactos ambientais, como também econômicos. Quanto maior a necessidade de comprar, mais gasto nós temos.

Contudo, quando falamos da implementação de métodos e táticas para reutilizar esse “lixo” que produzimos, o cenário muda bastante.

Um bom exemplo são as contas dentro de nossas casas. Qualquer pessoa que comece a reutilizar a água da máquina de lavar, tome banho com o chuveiro fechado e ligue as luzes apenas quando é necessário poderá ver suas despesas caírem drasticamente.

Essas pequenas, mas conscientes ações, já causam um impacto gigantesco em toda a sociedade.

Edificações mais modernas já estão procurando meios de instalar painéis solares para coletar energia e baratear o custo de moradia. Além de, é claro, tornar a vida do residente mais agradável.

Ser sustentável, gradativamente, passará a ser o modus operandi de vivência dos seres humanos para as próximas gerações para que, assim, possamos preservar o planeta e garantir a sobrevivência e vivência das futuras gerações.

Os impactos que nossas ações têm no planeta

Você tem notado que o clima tem sido “maluco” ultimamente, não? Isso é devido ao aquecimento global e às ações consumistas que temos.

Mas, nossos atos vão muito além de apenas aquecer o planeta.

Artigos científicos publicados por pesquisadores nos SciELO já relatam que se não mudarmos nossos hábitos nos próximos sete anos, o planeta chegará a um estado irreversível.

Ou seja, ficará cada vez mais quente, até que a Terra se torne um lugar inóspito para a vida de praticamente todas as espécies. E mesmo com nossa adaptabilidade, ainda será muito difícil sobrevivermos.

Essa é apenas uma de várias previsões que cientistas ambientais fizeram nos últimos tempos.

A sustentabilidade não é aplicada apenas por que é economicamente interessante e viável, mas também porque até mesmo a própria indústria já tem percebido que se não começar a tomar ações de grande impacto, todos irão arcar com as consequências.

Projetos como prédio sustentável, óculos feitos totalmente a partir de plástico reciclável, reaproveitamento de materiais, entre outros, são algumas ações que diversos empreendedores têm tomado tanto para diminuir os impactos no meio ambiente quanto para trazer vantagem para seu próprio negócio.

Prédio sustentável é uma necessidade

Como podemos ver, um prédio sustentável possui diversas vantagens socioambientais, além de, é claro, econômicas.

Sendo extremamente vantajoso, ele ainda nos permite diminuir os impactos de nossas ações no planeta, evitando poluentes e melhorando a relação do ser humano com o meio ambiente.

Quer conferir alguns imóveis em locais arborizados e ambientalmente conscientes? Pois aqui na 4ponto2 nós temos o que está procurando! Entre em contato hoje mesmo e saiba como podemos ajudá-lo!

Outras Notícias

Conheça as melhores cidades para morar na Bahia

Quer morar na Bahia, mas não sabe para qual cidade se mudar? Então, pode ficar tranquilo, pois você vai descobrir quais os melhore...

Saiba o que é um cartório de registro de imóveis

Você que está interessado em adquirir um imóvel, mas nunca comprou um, sabe o que é um cartório de registro de ...

Corretor de imóveis: conheça a importância deste profissional

Um corretor de imóveis se faz necessário em praticamente todas as transações imobiliárias. Mas qual sua import...

Por que Salvador é uma das melhores opções para se morar

Morar em Salvador é algo único. A cidade é capaz de oferecer várias oportunidades para as mais diversas áreas....

Visita virtual de imóveis: conheça essa tecnologia

A internet tem modificado e facilitado o dia a dia dos consumidores, fazendo com que a tecnologia esteja presente em praticamente tudo. No setor ...

Consórcio ou financiamento? Saiba qual o melhor na hora de comprar um imóvel

A hora de comprar um imóvel é decisiva e demanda muito planejamento. Porém, a dúvida sobre como realizar o pagamento faz p...

Por que morar em Salvador? Confira 5 principais razões

Atualmente, Salvador é a cidade mais populosa do Nordeste brasileiro. Rodeada por praias, belezas naturais, desenvolvimento econômico, cu...

7 benefícios de comprar um imóvel na planta

Ao decidir investir, é fundamental definir se o melhor é um imóvel pronto ou na planta, afinal, cada um tem as suas particul...

O que é usucapião e como funciona

Apesar de muito útil, poucos são aqueles que realmente sabem o que é usucapião e como ela funciona. Esse direito, ...

Financiamento de imóvel vale mesmo a pena?

Apesar do financiamento ser, de fato, uma alternativa que muitos utilizam para conseguir conquistar suas primeiras casas, será que vale me...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.pngredesp_youtube.pngredesp_instagram.png

SOBRE NÓS

Imobiliária 4.2
Avenida Luiz Tarquínio Pontes, 2580 
Cond. Villas Master Empresarial, sala 702
Vilas do Atlântico - Lauro de Freitas / BA
Creci: Pj 2174


Mapa de Localização

www.4ponto2.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias